Topo

Caio Magri

Início do começo!

Caio Magri

05/11/2019 14h48

Agradeço o convite feito pela equipe de ECOA para participar com um blog e saúdo as blogueiras e os blogueiros que, desde o início de outubro, vêm contribuindo para a sua construção.

O desafio, ao propor diálogos e reflexões sobre as pautas da sustentabilidade, nos coloca frente à frente com princípios e valores que regem nossas vidas. Nos obriga a fazer escolhas, às vezes difíceis, que mexem com nossos comportamentos e relações cotidianas.

Podemos buscar exemplos concretos, que certamente conferem consistência aos nossos argumentos pela sustentabilidade, mas, ainda assim, me parece importante considerar que a percepção e a visão do outro podem ser diferentes e divergentes.

Acredito que o espaço da diferença promove o diálogo que se constrói como uma ferramenta de mudança e transformação. Monólogos são importantes para a preparação das narrativas, mas incapazes de promover a interação e a superação.

Mais do que nunca, me parece necessário trazer pautas e conteúdos que, com uma incidente transparência, dialoguem com os desafios contemporâneos para a construção de uma sociedade, de um país e de um mundo justo e sustentável.

Esta é a visão de presente e futuro que me move e me motiva.

Neste espaço buscarei compartilhar reflexões e visões partindo muitas vezes dos aprendizados e experiências que os atuais quinze anos de participação no Ethos trouxeram para minha vida profissional e pessoal.

Recentemente o Instituto Ethos manifestou sua posição sobre a importância e urgência do engajamento das lideranças empresariais na participação e busca de soluções para a grave crise que atravessamos no país:

"O Brasil vive um momento crítico. Observamos retrocessos em áreas fundamentais ao desenvolvimento sustentável do país. A defesa do meio ambiente está sendo negligenciada. A pobreza e a desigualdade social estão aumentando. A promoção da diversidade é desqualificada. E o desemprego permanece em níveis alarmantes.

É urgente que, neste momento, lideranças e instituições comprometidas com o futuro do Brasil se apresentem publicamente para debater os rumos do país.

O Ethos acredita que a economia e as atividades empresariais só podem prosperar numa sociedade ética e justa. Não há economia próspera numa sociedade deteriorada. Por isso, por meio desse manifesto, o Ethos reafirma o seu posicionamento por uma agenda de desenvolvimento sustentável para o país. "

Este é um sentido de urgência do qual compartilho e que vai me orientar em nossas conversas.

Ecoa é uma iniciativa inovadora que aposta nas pessoas e nas organizações para a busca de soluções por um mundo melhor.

E temos que acelerar este processo.

 

Sobre o Autor

Graduado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), foi gerente de políticas públicas da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, além de coordenador do Programa de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (SP). Em 2003, integrou a assessoria especial do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva sob a coordenação de Oded Grajew. Atua no Instituto Ethos desde 2004, quando começou como assessor de Políticas Públicas. Em 2005, tornou-se gerente executivo de Políticas Públicas; em 2014, diretor executivo; e, em 2017, foi nomeado diretor-presidente do Instituto Ethos. Participa como membro dos conselhos do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da Transparência Pública e Combate à Corrupção-CGU, do Pró-Ética, do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CPBG) e da Rede Nossa São Paulo.

Sobre o Blog

Com foco em responsabilidade social corporativa, aborda tanto as questões críticas quanto as boas práticas nas agendas das desigualdades, dos direitos humanos, de integridade e ética, e do meio ambiente, a fim de compartilhar a contribuição de diferentes atores sociais - empresas, academia, organizações e poder público – em busca de uma sociedade sustentável e justa.